Quem é Anna Sawai? Conheça a primeira japonesa a conquistar um Emmy de melhor atriz em drama

Saiba mais sobre a atriz premiada que está conquistando Hollywood

Anna Sawai entrou para a história como a primeira atriz de ascendência asiática a conquistar o Emmy de Melhor Atriz Principal em Série Dramática, um marco significativo para a representatividade no entretenimento. A atriz, nascida na Nova Zelândia e de origem japonesa, recebeu o prêmio por sua atuação como Toda Mariko, uma samurai dedicada na série Shōgun, do FX. Sua interpretação de uma tradutora perspicaz enfrentando os desafios do Japão no período Sengoku encantou o público.

Essa vitória representa a primeira indicação e o primeiro Emmy de Sawai. Emocionada, ela recebeu o prêmio em lágrimas e declarou: “Já estava chorando antes mesmo de anunciarem meu nome. Estou um caos hoje.”

Em seu discurso, Sawai agradeceu aos colegas de elenco Hiroyuki Sanada, também vencedor do Emmy de Melhor Ator em Série Dramática, e Cosmo Jarvis. Ela também fez uma homenagem especial à sua mãe, que foi sua inspiração para interpretar Mariko. “Mãe, eu te amo. Você é a razão de eu estar aqui. Foi sua força que me ensinou o estoicismo necessário para viver Mariko,” afirmou emocionada.

Acima: Anna Sawai, vencedora do prêmio de Melhor Atriz Principal em Série Dramática
por Shōgun (Foto por Frazer Harrison/Getty Images).

Tendo conquistado papéis em produções como Monarch: Legacy of Monsters da AppleTV, Pachinko e Velozes e Furiosos 9, Anna Sawai se destacou como uma atriz dedicada, conhecida por trazer profundidade e atenção aos detalhes em suas performances.

Criada entre Nova Zelândia, Hong Kong, Filipinas e Japão, Sawai aprendeu a cantar com sua mãe, o que a ajudou a garantir um papel em uma produção de Annie, em Tóquio, quando tinha apenas 11 anos. Sua paixão pela dança e pelo canto ficou evidente quando ela se tornou membro fundadora do grupo de J-pop Faky, antes de estrear como atriz no papel de Kiriko adolescente, no filme de ação Ninja Assassin, em 2009.

Em entrevistas sobre seu papel como Lady Mariko, Sawai demonstrou gratidão pela complexidade da personagem. Ela revelou que se reuniu inicialmente com o co-criador da série, Justin Marks, para garantir que Lady Mariko não fosse retratada de forma excessivamente sexualizada ou limitada, rompendo com estereótipos comuns sobre mulheres japonesas na mídia.

Uma série dramática histórica baseada no romance de 1975 de James Clavell, Shōgun explora o choque cultural e as intrigas políticas entre o Oriente e o Ocidente durante o período feudal japonês. A história gira em torno de um navegador inglês naufragado, um poderoso senhor de guerra japonês e a personagem de Anna Sawai, Mariko, uma intérprete com um passado familiar desonrado que nunca perdeu de vista sua missão.

A série, aclamada pela crítica, liderou as indicações ao Emmy este ano com 25 nomeações, incluindo a de Melhor Série Dramática, estabelecendo diversos recordes. Após o sucesso coreano da Netflix em 2022, Round 6 (Squid Game), Shōgun se tornou apenas a segunda série majoritariamente não falada em inglês a ser indicada na categoria de melhor série dramática.

Além da nomeação de Sawai como melhor atriz em série dramática, Shōgun também recebeu nomeações de ator coadjuvante dramático para Tadanobu Asano, que interpreta o samurai Kashigi Yabushige, e Takehiro Hira pelo seu papel como Ishido Kazunari.

Além de comemorar sua conquista pessoal, Sawai usou sua plataforma para homenagear as mulheres que foram pilares em sua vida, dedicando sua vitória “a todas as mulheres que não esperam nada e continuam sendo um exemplo para todos”.

Nomeada em uma categoria altamente competitiva ao lado de ícones da indústria como Jennifer Aniston e Imelda Staunton, a vitória de Sawai brilha como um marco para Hollywood no reconhecimento de talentos diversos e na abertura de caminho para um ambiente mais inclusivo para os futuros talentos.

Com Informações de TatlerAsia.

Deixe um comentário