Por que o ator Park Seo Jun não cede à pressão dos colegas e segue seu próprio estilo de vida

Por que o ator Park Seo Jun não cede à pressão dos colegas e segue seu próprio estilo de vida

Estrela de ‘Gyeongseong Creature’ e embaixador da Lululemon, Park Seo Jun, explica por que seguir um ‘estilo de vida saudável’ ditado pela pressão dos colegas pode levar ao esgotamento e como evitar isso.

Seria um eufemismo dizer que a ascensão de Park Seo Jun à fama foi qualquer coisa além de espetacular. Desde sua estreia em 2011, em um videoclipe do rapper coreano Bang Yong-guk, até seu mais recente sucesso em Gyeongseong Creature da Netflix, o ator de 35 anos é, sem dúvida, um dos mais reconhecíveis atores coreanos no mundo.

Dado seu sucesso atual, é difícil imaginar que o ator sul-coreano começou sua carreira sem nenhuma conexão pessoal na indústria. Park se deparou com a atuação durante a adolescência, quando, por curiosidade, se inscreveu no clube de animação de sua escola. Participar do show anual do clube foi uma revelação para o jovem, que então decidiu cursar atuação no Seoul Institute of the Arts. Embora seu amor pela atuação fosse claro, logo ficou evidente que a competição dentro da indústria do entretenimento coreano era feroz, especialmente para um novato.

“As conexões que tenho com as pessoas que valorizo me ajudam a me sentir melhor”

  • Ator Park Seo Jun
Acima, o ator sul-coreano e embaixador da Lululemon, Park Seo Jun (Foto: cortesia da Lululemon).

Park recorda esse período como “sobrecarregado”. Antes de conseguir um papel significativo, ele tomou a decisão incomum de se alistar no exército, acreditando que focar no treinamento físico e reunir seus pensamentos lhe permitiria organizar melhor seu futuro.

Pode ter sido um caminho não convencional para o sucesso, mas priorizar sua saúde física e mental é fundamental para o ator. Por isso, não é surpresa que ele tenha sido escolhido como embaixador da marca de bem-estar Lululemon em 2024. Park tem se destacado na campanha deste ano, intitulada “Together we grow”, que foca no empoderamento através do movimento e da construção de comunidade.

Para mim, o bem-estar físico contribui para o bem-estar mental,” ele conta à Tatler. “[Hoje em dia], tento me exercitar pelo menos quatro vezes por semana para aliviar o estresse e manter minha energia. [Eu particularmente gosto de] treinamento de força e corrida.

Ser parte da indústria cinematográfica significa que Park precisa adaptar sua forma física às exigências do papel ou personagem que está interpretando em determinado momento. É um exercício físico e mental que muito poucos profissionais conseguem realizar de maneira saudável, especialmente quando interpretam papéis desafiadores. Para Park, esse desafio surgiu quando ele interpretou o lutador de artes marciais Ko Dong-man em Fight For My Way (2017).

[Foi] um dos projetos mais impressionantes para mim, particularmente no treinamento das minhas capacidades físicas,” ele diz. “Do início das filmagens até o fim, eu me exercitei continuamente por cerca de quatro meses. Antes de começarmos a filmar, eu treinava cerca de oito horas por dia para aumentar minha energia.

Acima, Park Seo Jun teve que aprender a se equilibrar para manter sua agenda cheia sob controle.

É memorável porque, uma vez que as filmagens começaram, além de dedicar um pouco de tempo para dormir, eu me concentrei totalmente na minha atuação e no treinamento,” ele acrescenta. “Refletindo sobre o passado, acredito que foi fisicamente desafiador de várias maneiras, mas, em outros aspectos, movimentar o corpo e suar foi uma excelente maneira de liberar o estresse e renovar minha mente.”

Park tem um impressionante portfólio de papéis para se orgulhar: ele interpretou Lee Young-joon em What’s Wrong with Secretary Kim (2018), Park Sae-ro-yi em Itaewon Class (2020), fez uma participação especial em Parasite (2019), premiado filme de Bong Joon-ho, e fez sua estreia em Hollywood em The Marvels (2023).

Com uma agenda tão ocupada, Park teve que aprender a racionar seu tempo. Cuidar de si mesmo não era uma prioridade no início de sua carreira, mas certamente ganhou mais importância nos últimos anos.

Como ator, é fácil se imergir em novos projetos, o que pode levar a um estilo de vida irregular, tornando difícil cuidar de mim mesmo,” ele diz. “Então, [hoje em dia], eu tiro folgas mais longas do trabalho para aliviar o estresse e focar no meu bem-estar. Eu acredito que somente ao estar em ambientes diferentes é possível se libertar da pressão. Às vezes, estar sozinho pode ser uma boa oportunidade para se cuidar.

Acima, Park Seo Jun e seus amigos BTS’s V, Choi Woo-shik e Park Hyung-Sik (Foto: Instagram / @bn_sj2013)

Ao destacar a importância de ter “algum tempo tranquilo para desestressar”, Park também alerta sobre o lado negativo de seguir um suposto “estilo de vida saudável” devido à pressão social. De fato, a pressão para manter práticas de bem-estar está fazendo com que as pessoas se sintam mal, como mostra o Relatório Global de Bem-Estar da Lululemon de 2024. A expectativa social avassaladora de parecer saudável é chamada de “esgotamento do bem-estar”, e 89% das pessoas que estão vivenciando isso afirmam que a solidão é um fator contribuidor.

Um sentimento persistente de solidão pode contribuir para o esgotamento do bem-estar,” confirma Park. “[Por isso, é importante para mim] passar tempo com meus amigos mais próximos entre os projetos para relaxar, viajar e me conectar. As conexões que tenho com as pessoas que valorizo me ajudam a me sentir melhor.”

Com o fim de 2024 se aproximando, Park quer continuar focando em seu bem-estar. Ele compartilha com a Tatler como este ano foi melhorado graças à recepção calorosa da segunda temporada de Gyeongseong Creature da Netflix, e que ele deseja fazer o seu melhor para trazer mais programas e filmes desse calibre para seus fãs.

Para o restante do ano, acho que minha maior esperança é desfrutar de boa saúde e uma vida simples a cada dia, trazendo um senso de estabilidade para minha rotina diária,” ele diz. “Ainda estou pensando sobre meu próximo projeto, e espero poder compartilhar boas notícias sobre isso em breve.” Os fãs também estarão aguardando ansiosamente por seus planos—mas somente depois de um merecido descanso.

Com Informações de TatlerAsia.

Deixe um comentário