Os aguardados lançamentos de filmes, como “Harbin,” estrelado por Hyun Bin, e “Bogotá: City of the Lost” com Song Joong-ki, têm como objetivo aproveitar uma possível recuperação nas bilheteiras após a aprovação, no sábado, da moção de impeachment contra o presidente Yoon Suk Yeol.
Distribuidores de filmes focaram na temporada de fim de ano, lançando sequências populares de filmes estrangeiros, como “Moana 2” da Disney, e produções coreanas com grandes astros, como “Firefighters,” “One Win” e “About Family.”
No entanto, ao contrário das expectativas, os cinemas registraram uma queda no número de espectadores. De acordo com dados do Conselho de Cinema da Coreia (KOFIC), a bilheteira de 1º de dezembro a 14 de dezembro foi de 4,97 milhões de ingressos, uma diminuição de 21% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Embora a causa exata ainda não tenha sido determinada, parece estar relacionada à declararção polêmica de lei marcial de Yoon em 3 de dezembro, que mergulhou o país em um caos na tentativa de superar o impasse político.
Em meio à recente turbulência política, novos filmes como “Harbin” e “Bogota: City of the Lost” buscam revitalizar a temporada de filmes de fim de ano, que havia sido negativamente afetada pela declaração de lei marcial, com a indústria cinematográfica esperando um retorno à normalidade e aumento no número de espectadores.
Os dados do KOFIC mostraram que “Harbin” liderou a lista de vendas antecipadas de ingressos, com 84.902 reservas até a tarde de domingo, apesar de estar a nove dias de seu lançamento, previsto para 24 de dezembro.
O KOFIC fornece informações sobre a taxa de reservas em tempo real, agregando dados de pré-venda de ingressos para exibições realizadas mais de duas horas após o horário da consulta. Esses dados incluem tanto filmes em exibição atualmente quanto lançamentos futuros que já iniciaram a pré-venda, servindo como um indicador de possíveis filmes que podem estabelecer tendências.
Dirigido por Woo Min-ho, “Harbin” conta a história de Ahn Jung-geun (1879-1910), um ativista da independência que lutou para se libertar do domínio colonial japonês.
Hyun Bin interpreta o papel deste herói da independência, com o filme, filmado na Letônia, Mongólia e Coreia, gerando grande expectativa mesmo antes de seu lançamento.
“‘Harbin‘ é uma obra que captura a atmosfera criada por locais globais imponentes e a jornada arriscada de vida dos lutadores pela independência através da perspectiva do diretor Woo Min-ho, e tem gerado grande expectativa por parte do público”, afirmou a distribuidora CJ ENM e a produtora Hive Media Corp.
“Com esse ritmo, esperamos que o filme ultrapasse as 100.000 vendas antecipadas ainda esta semana”, projetaram.
O filme de crime, “Bogota: City of the Lost”, também deve atrair um grande público no final do ano.
Neste filme, que será lançado nos cinemas em 31 de dezembro, o ator Song Joong-ki interpreta Guk-hui, que se muda para Bogotá, Colômbia, com sua família após o colapso de seus negócios familiares devido à crise financeira asiática de 1997.
A história segue Guk-hui enquanto ele começa a trabalhar no contrabando sob a liderança de uma figura poderosa na comunidade coreana local.
Nico Matsuda, aos 22 anos, é um apaixonado pelo universo dos doramas, onde encontra inspiração e emoção. Com sua herança coreana e grande conhecimento do gênero, ele explora as últimas novidades e personagens marcantes, compartilhando uma visão envolvente sobre o melhor dos doramas.