Atores coreanos mais ricos da TV coreana conquistaram uma popularidade enorme em diversas partes do mundo. Com o crescimento constante da audiência dos K-dramas, o número de fãs desses artistas não para de aumentar. Esse sucesso tem elevado o valor de mercado de vários atores, colocando-os entre os mais bem pagos da indústria.
O fenômeno dos K-dramas continua a expandir seu alcance global, garantindo prestígio e altos salários para suas principais estrelas.
Atualmente, muitos K-dramas estão entre os conteúdos mais populares do mundo. Um exemplo notável é Squid Game, da Netflix, que bateu recordes históricos de audiência na plataforma. E esse é apenas um entre vários sucessos. De fato, milhões de pessoas ao redor do planeta se tornaram fãs fervorosas dos programas coreanos, assistindo compulsivamente uma série após a outra.
O fascínio pelos K-dramas segue em alta, conquistando novos espectadores a cada dia. Com plataformas de streaming como Netflix investindo cada vez mais nessas produções, seu alcance global só cresce. As tramas envolventes e personagens carismáticos transformaram os dramas coreanos em escolhas essenciais para quem busca histórias irresistíveis e dignas de maratonas.
Atores coreanos mais ricos: Atores aumentam seus ganhos com a ascensão da popularidade dos K-dramas.
O incrível sucesso dos dramas coreanos resultou no surgimento de alguns dos nomes mais renomados do entretenimento. Esses atores não se restringem apenas à televisão; eles também fazem sucesso em filmes amplamente reconhecidos.
Com um mercado que continua a se expandir, é claro que os protagonistas das séries estão acumulando fortunas. Mas quanto, de fato, eles recebem por episódio? Essa é uma questão que muitas pessoas se fazem.
Portanto, de Kim Soo-hyun a Song Hye-kyo, e de Lee Jung-jae a Hyun Bin, vamos conferir quem são os atores de K-drama mais bem pagos da televisão.
Os atores de K-drama que mais lucram por episódio em 2024:
Song Hye-kyo
Song Hye-kyo está vivendo um momento excepcional em sua carreira. Reconhecida como uma das atrizes sul-coreanas mais renomadas de sua geração e uma das mais bem pagas do mundo dos K-dramas, Song recebeu o Prêmio Baeksang de Melhor Atriz em 2023 pela série online Glory. Ela também foi indicada na categoria de melhor atriz nos Prêmios Grand Bell.
A série, que foi lançada em dezembro de 2022 e terminou em março de 2023, obteve aclamação crítica global. Em janeiro de 2023, o jornalista Ahn Jin-yong, do Munhwa Ilbo, revelou em um vídeo em seu canal no YouTube que Song poderia ter recebido cerca de USD 163.000 por episódio em The Glory. Segundo Ahn, esse valor é equivalente ao salário de Jun Ji-hyun.
Esse montante é apenas um pouco superior ao que havia sido reportado anteriormente pelo Hankook Ilbo, o jornal associado ao The Korea Times, que indicou que ela recebia em torno de USD 160.000 por episódio na série Now, We Are Breaking Up (2021). O Hankook Ilbo também informou que Jun Ji-hyun tinha um salário de USD 160.000.
Considerada uma beleza eterna, Song é mais conhecida por seu papel ao lado de Song Joong-ki em Descendants of the Sun (2016). No entanto, ela tem recebido elogios por suas performances na televisão desde a década de 1990. Algumas de suas aparições memoráveis incluem Autumn in My Heart (2000), Full House (2004), That Winter, the Wind Blows (2013) e Encounter (2018-19).
Ela também é muito popular na China e participou de filmes aclamados, como The Grandmaster (2013), de Wong Kar-wai, e a épica produção de John Woo, The Crossing (2014 e 2015).
Além de sua carreira de atriz, Song é a embaixadora de marcas de moda de luxo, como Bottega Veneta. Em 2021, o programa de entretenimento coreano TMI News estimou que suas taxas para endossos de produtos e posts patrocinados no Instagram variam entre USD 760.000 e USD 460.000, respectivamente.
Lee Min-ho
Interpretando o personagem principal Gu Jun-pyo, um jovem herdeiro de uma família rica, no drama coreano Boys Over Flowers (2009), Lee Min-ho conquistou o coração de milhões de fãs por toda a Ásia e com certeza, é um dos atores coreanos mais ricos.
O ator sul-coreano é um dos principais impulsionadores da onda Hallyu, ou onda cultural coreana, que se espalhou pelo mundo. Com mais de 31 milhões de seguidores (em 6 de dezembro de 2022), Lee é o ator coreano mais popular no Instagram.
Seus dramas coreanos mais reconhecidos incluem City Hunter (2011), Faith (2012), The Heir (2013), Legend of the Blue Sea (2016) e The King: Eternal Monarch (2020). Embora suas participações em filmes sejam limitadas, ele recebeu o Prêmio Grand Bell de Melhor Novo Ator por sua notável atuação como um gangster em ascensão na Coreia do Sul dos anos 1970 no filme Gangnam Blues (2015).
Em 2022, ele ganhou destaque internacional ao atuar como protagonista na série da Apple TV+ Pachinko, baseada no renomado romance homônimo da escritora coreano-americana Min Jin Lee.
Antes do lançamento de Pachinko, o salário de Lee por episódio era estimado em cerca de USD 80.000. Não está claro quanto ele recebeu pela série da Apple TV+, que, segundo um relatório de 2018 da The Hollywood Reporter, tinha um orçamento comparável ao da série The Crown (2016–), uma das produções televisivas mais caras já feitas.
Song Joong-ki
Em pouco mais de dez anos, o ator sul-coreano se tornou um ícone entre os fãs de K-drama em todo o mundo. Ele é amplamente reconhecido por seu papel como um soldado das forças especiais da Coreia do Sul na popular série militar Descendants of the Sun (2016).
Em 2021, ele alcançou sucesso crítico e comercial com a série Vincenzo, da Netflix, e impressionou a todos com o filme de ficção científica Space Sweepers. Extremamente admirado por pessoas de todas as idades devido às suas atuações, aparência e conduta exemplar em sua vida pública, Song teria recebido cerca de USD 170.000 por episódio por Vincenzo.
Sua fama continuou a aumentar nos dois anos seguintes. Em 2023, Song protagonizou uma das séries de K-drama mais bem avaliadas de todos os tempos — Reborn Rich. Ele interpretou o personagem principal, Yoon Hyun-woo, um funcionário sênior de um conglomerado coreano que renasce como o jovem neto da família que controla a empresa após ser assassinado por eles. Segundo relatos da mídia sul-coreana, acredita-se que o ator tenha ganhado cerca de USD 228.500 por episódio. Com 16 episódios, isso significa que Song teria faturado aproximadamente USD 3,65 milhões pela série.
Ainda em 2023, Song teve um papel principal no filme sul-coreano Hopeless, ao lado de Bibi. O filme foi exibido na seção Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes e estreou nos cinemas sul-coreanos em outubro. Conforme o Conselho de Cinema da Coreia (KOFIC), Hopeless arrecadou USD 1,9 milhão.
Outros dramas e filmes de destaque em sua carreira incluem Sungkyunkwan Scandal (2010), A Werewolf Boy (2012), The Battleship Island (2017) e Arthdal Chronicles (2019). Ele completou as filmagens de seu próximo filme, Bogotá, no final de 2021, mas este ainda não foi lançado. Seu trabalho mais recente é o filme da Netflix My Name Is Loh Kiwan (2024).
Kim Soo-hyun
Vencedor de dois Prêmios Grand Bell — a versão sul-coreana do Oscar — Kim Soo-hyun é um dos nomes mais proeminentes no universo dos dramas coreanos. Ele começou sua trajetória na atuação com o drama Kimchi Cheese Smile em 2007 e alcançou sucesso tanto comercial quanto crítico em séries como Dream High (2011-12), Moon Embracing the Sun (2012), My Love from the Star (2013-14) e em filmes como The Thieves (2012) e Secretly, Greatly (2013).
Após completar seu serviço militar obrigatório, Kim fez participações especiais em dramas populares como Hotel del Luna (2019) e Crash Landing on You (2020), antes de deslumbrar o público com sua atuação na aclamada série It’s Okay to Not Be Okay (2020), pela qual recebeu cerca de KRW 500 milhões (USD 361.000 / INR 3 crores) por episódio, de acordo com o The Korea Times.
Em 2024, ele optou por um pagamento menor no drama aclamado pela crítica, Queen of Tears. Essa série marcou o retorno de Kim Soo-hyun à atuação três anos após sua última aparição em One Ordinary Day (2021), a versão coreana da renomada série da BBC, Criminal Justice.
Produzida pela Studio Dragon, uma produtora sul-coreana responsável por diversos sucessos na televisão, como Under the Queen’s Umbrella (2022) e Twinkling Watermelon (2023), Queen of Tears contou com Kim ao lado de Kim Ji-won. A série terminou sua exibição como a mais assistida da tvN de todos os tempos, alcançando uma audiência de 24,85% nos lares do país.
Conforme reportado pelo Hankook Ilbo, uma publicação associada ao The Korea Times, Kim Soo-hyun recebeu KRW 300 milhões (USD 217.119 / INR 1,81 crore) por episódio na série de 16 capítulos, totalizando KRW 5 bilhões (USD 3,7 milhões / INR 30 crores) em ganhos.
Em relação a One Ordinary Day, Kim foi pago cerca de USD 423.000 (INR 3,5 crores) por episódio, tornando-se o ator de K-drama mais bem remunerado até agora. Ao todo, ele ganhou USD 3,38 milhões (INR 28,21 crores) pela série de oito episódios. Esse montante não apenas representa seu maior pagamento até o momento, mas também o consagra como o ator de K-drama mais bem pago até meados de 2024.
Go Hyun-jung
Depois de estabelecer um recorde de audiência com o drama Sandglass (1995), Go Hyun-jung, que foi vice-campeã do Miss Coreia, decidiu deixar a carreira de atriz para se casar com um membro de uma rica família de negócios. Após um divórcio complicado, ela voltou ao mundo da atuação em 2003 e rapidamente se destacou na indústria do entretenimento coreano.
Entre seus trabalhos mais relevantes após o retorno estão os dramas Queen Seondeok (2009) e Daemul (2010).
Em 2021, Go atuou em Reflection of You, ao lado da atriz Shin Hyun-bin. Estima-se que ela tenha recebido cerca de USD 85.000 por episódio na série de 16 capítulos, quase o dobro do que ganhou em Dear My Friends (2016).
A série mais recente de Go foi Mask Girl (2023), um drama da Netflix com sete episódios, onde desempenhou um papel que, segundo o The Korea Times, a ajudou a se distanciar de sua imagem “sofisticada e elegante.”
Lee Young-ae
Lee é uma das atrizes mais bem-sucedidas na indústria do entretenimento coreano. Em 2021, ela desempenhou o papel de uma policial que se torna investigadora de seguros e se vê envolvida em um caso de assassinato na série Inspector Koo. O K-drama, que conta com 12 episódios, teria proporcionado a ela cerca de USD 160.000 por episódio.
A atriz veterana recebeu muitos elogios por sua atuação como a renomada condutora Cha Se-eum no K-drama Maestra: Strings of Truth (2023). Embora seu salário na série não tenha sido revelado, é possível que Lee tenha ganhado mais do que o que recebeu em Inspector Koo.
Em dezembro de 2023, ao falar sobre seu papel, Lee comentou ao Korea JoongAng Daily: “Comecei a aprender a conduzir no ano passado, por volta dessa época. Se-eum também é uma violinista famosa, mas teve que voltar à direção após passar por algumas complicações. Existem cenas que mostram Se-eum tocando violino no início e no final da série, por isso precisei aprender a tocar violino o mais rápido possível; nunca havia tocado antes.”
Lee está entre as estrelas de maior patrimônio líquido entre as celebridades coreanas, apesar de ter feito uma pausa de cerca de 12 anos na atuação.
Ela ganhou fama internacional desde os primeiros anos de sua carreira, participando de filmes renomados como Joint Security Area (2000), One Fine Spring Day (2001) e o aclamado thriller Sympathy for Lady Vengeance (2005), de Park Chan-wook, pelo qual ganhou um Prêmio Grand Bell e um Prêmio Blue Dragon, entre outras honrarias.
Seu drama de 2003, Jewel in the Palace, é considerado um marco que despertou o interesse por dramas coreanos em toda a Ásia. Uma sequência de Jewel in the Palace foi anunciada em 30 de janeiro de 2024, e Lee está confirmada para reprisar seu papel.
Lee Jung-jae
Embora seja mais reconhecido como um astro de cinema, Lee Jung-jae atingiu a fama internacional em 2021 com a série da Netflix, Squid Game. O imenso sucesso da produção e sua atuação o tornaram o primeiro coreano a conquistar os prêmios de melhor ator no Critics Choice, Screen Actors Guild Awards e Primetime Emmy Awards.
Segundo informações, Lee recebeu cerca de USD 248.000 por episódio na série, que tem nove episódios. Ele está confirmado para retornar ao seu papel na segunda temporada, já anunciada pela Netflix. O sucesso estrondoso da primeira temporada garante que Lee receberá um salário ainda maior na próxima, mantendo seu status como um dos atores de K-drama mais bem pagos de 2024.
Relatórios indicam que, com a Netflix tendo arrecadado aproximadamente USD 900 milhões com a primeira temporada, é improvável que a plataforma não atenda às demandas de Lee. Embora ainda não tenha sido confirmado, se ele realmente receber USD 1 milhão por episódio na segunda temporada de Squid Game, ele superará Kim Soo-hyun como o ator de K-drama mais bem pago.
Mesmo sem Squid Game, Lee continuaria sendo um dos artistas mais bem-sucedidos da indústria do entretenimento coreano. Seus filmes quase sempre alcançaram sucesso comercial, e ele recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira de três décadas por suas performances memoráveis.
Alguns de seus filmes mais reconhecidos incluem Il Mare (2000), Over the Rainbow (2002), New World (2013), The Face Reader (2013) e Deliver Us from Evil (2020). Em 2022, ele fez sua estreia como diretor com o filme Hunt, onde atuou ao lado de Jung Woo-sung.
Atualmente, ele está solidamente posicionado no cenário internacional, interpretando o mestre Jedi Sol na série de TV Star Wars The Acolyte (2024). Embora o valor de seu pagamento por esse papel não seja claro, seu prestígio garante que será uma quantia significativa na casa dos milhões de dólares.
Hyun Bin
Hyun Bin é um dos atores mais bem pagos da Coreia e está entre os melhores de sua geração, tendo atuado em algumas das K-dramas mais famosas de todos os tempos. Não é surpresa que Crash Landing on You (2019-20), no qual ele foi o protagonista, seja um dos dramas coreanos com maior audiência na história da televisão por cabo sul-coreana.
Após começar sua carreira com papéis menores, Hyun ganhou destaque com a comédia romântica K-drama My Lovely Sam-Soon (também conhecida como My Name Is Kim Sam-soon), lançada em 2005. Outras de suas produções aclamadas incluem Secret Garden (2010-11) e Memories of the Alhambra (2018-19).
Mas qual é o seu salário, aos 38 anos? De acordo com estimativas, ele ganha mais de USD 113.000 por episódio. Esse valor representa um crescimento significativo em relação aos USD 27.000 que recebia por episódio em Secret Garden.
Hyun Bin, casado com sua co-estrela de Crash Landing on You, Son Ye-jin, também se consolidou como um nome importante na indústria do entretenimento coreano, estrelando sucessos como A Millionaire’s First Love (2006), Late Autumn (2010), Confidential Assignment (2017) e sua sequência, Confidential Assignment 2: International (2022).
Embora não tenha participado de nenhuma série de TV desde Crash Landing on You, ele atuou como um dos protagonistas, ao lado de Hwang Jung-min, no filme Point Men (2023), que se destacou como um dos 10 filmes coreanos de maior bilheteira de 2023.
Jun Ji-hyun
Gianna Jun, mais conhecida como Jun, é uma das principais estrelas do entretenimento na Coreia do Sul.
Recentemente, o público internacional a conheceu como a corajosa Ashin na série Kingdom: Ashin of the North (2020-21), um spin-off do renomado thriller de terror da Netflix, Kingdom (2019–).
Jun, que foi a primeira embaixadora coreana da prestigiada marca de moda de luxo Alexander McQueen, é amplamente reconhecida por ter levado o entretenimento coreano ao reconhecimento mundial com o icônico filme romântico My Sassy Girl (2001), pelo qual recebeu seu primeiro Grande Prêmio de Cinema da Coreia como Melhor Atriz.
Ela alcançou grande notoriedade com os filmes Il Mare (2000), The Thieves (2012), The Berlin File (2013) e Assassination (2015). No longa-metragem Daisy (2006), conquistou seu segundo Grande Prêmio de Cinema como Melhor Atriz.
Embora sua estreia na televisão tenha ocorrido em 1999, Jun não participou de nenhuma série até o grande sucesso de My Love from Another Star (2013-14). Posteriormente, atuou em Legend of the Blue Sea (2016-17).
Em 2021, ela interpretou uma guarda florestal em Jirisan. Segundo Ahn Jin-yong, Jun recebeu aproximadamente USD 163.000 por episódio na série. Sua próxima aparição será na K-drama North Star, ao lado do ator Gang Dong-won, e ela não atua nas telonas desde Assassination (2015).
Nico Matsuda, aos 22 anos, é um apaixonado pelo universo dos doramas, onde encontra inspiração e emoção. Com sua herança coreana e grande conhecimento do gênero, ele explora as últimas novidades e personagens marcantes, compartilhando uma visão envolvente sobre o melhor dos doramas.