De sustos repentinos a terrores de suspense lento, esses sombrios filmes sul-coreanos dizem: “Grite, se tiver coragem”.
À medida que o Halloween se aproxima, a temporada assustadora nos envolve, não importa onde estejamos no mundo. Sem dúvida, o “feriado” mais arrepiante de todos, o dia 31 de outubro é atualmente celebrado principalmente com fantasias e histórias de bruxas e fantasmas.
Por mais de duas décadas, o cinema sul-coreano tem produzido filmes sombrios e intensos com o tema central de vingança. Várias dessas produções locais ganharam tanta atenção internacional que foram adaptadas para filmes de Hollywood em inglês, como Into the Mirror de 2003 e A Tale of Two Sisters do mesmo ano.
Entrando no clima (com trocadilho) do Halloween, aqui estão alguns filmes de terror e suspense coreanos de tirar o fôlego para você se assustar.
1. ‘Into the Mirror’ (2003)
Elenco: Yoo Ji-tae, Kim Hye-na, Kim Myung-min.
Prepare-se para se envolver com Into the Mirror, o filme coreano de terror sobrenatural de 2003 que causou tanto impacto que inspirou o remake americano de 2008, Mirrors.
O filme acompanha um ex-policial que trabalha como chefe de segurança de uma loja de departamentos que foi reconstruída e está prestes a reabrir após um incêndio. No entanto, após uma série de mortes horríveis e suspeitas, tudo começa a desmoronar. Ele é então encarregado de liderar uma investigação interna para resolver o problema, que acredita-se estar ligado a um fantasma que usa os espelhos como portal para o mundo dos vivos antes de atacar novamente.
2. ‘A Tale of Two Sisters’ (2003)
Elenco: Im Soo-jung, Moon Geun-young, Yum Jung-ah, Kim Kap-soo, Lee Seung-bi, Lee Dae-yeon, Park Mi-hyun, Woo Ki-hong.
Não há reviravolta maior (sem spoilers!) do que em A Tale of Two Sisters. Inspirado pelo conto folclórico da era da Dinastia Joseon, Janghwa Hongryeon Jeon, o filme é o filme de terror sul-coreano mais lucrativo de todos os tempos e o primeiro filme sul-coreano a ser exibido em cinemas americanos. Ele cativou tanto o público internacional que uma refilmagem em inglês, The Uninvited, foi lançada em 2009.
A Tale of Two Sisters conta a história de uma paciente mental institucionalizada que retorna à sua casa rural com sua irmã, apenas para que eventos estranhos comecem a acontecer. O filme começa lentamente, permitindo o tempo necessário para construir o suspense. Mesmo sem sustos repentinos, esta história de fantasmas psicológica certamente vai prender você e mexer com seus nervos.
3. ‘The Silenced’ (2015)
Elenco: Im Soo-jung, Moon Geun-young, Yum Jung-ah, Kim Kap-soo, Lee Seung-bi, Lee Dae-yeon, Park Mi-hyun, Woo Ki-hong.
Estamos em 1938, durante a ocupação japonesa na Coreia. Uma garota doente é transferida para a Gyeongseong Boarding School, um internato-sanatório isolado em Kejyo (conhecido hoje como Seul) para recuperar sua saúde. A escola é envolta em mistério, com uma sala secreta no porão e uma floresta antiga com um lago enigmático. Quando alguns estudantes começam a desaparecer durante a noite em circunstâncias estranhas, sem deixar rastro, perguntas permanecem sem resposta. A protagonista, ao começar a ter visões estranhas e pesadelos constantes, decide desvendar os sombrios segredos que cercam a escola.
The Silenced fará você questionar se os elementos sobrenaturais são realmente sobrenaturais.
4. ‘The Wailing’ (2016)
Elenco: Kwak Do-won, Hwang Jung-min, Jang So-yeon, Chun Woo-hee, Jun Kunimura.
Um sucesso comercial e de crítica em sua época, The Wailing gira em torno de um policial que investiga uma série de assassinatos misteriosos e doenças inexplicáveis em uma remota vila coreana após a chegada de um estranho. Sua missão se torna ainda mais pessoal quando sua filha adoece. Em resumo, pense em O Exorcista, mas com fortes tons religiosos.
De fato, o filme começa com uma citação da Bíblia, Lucas 24:38-40:
“E ele lhes disse: ‘Por que estão perturbados e por que surgem dúvidas em seus corações? Olhem para minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo. Toquem-me e vejam. Um espírito não tem carne e ossos, como vocês podem ver que eu tenho.’ E, tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e os pés.”
Embora tenha um ritmo mais lento, este filme cativante leva o tempo necessário para explorar as intrincadas camadas da trama, que combina diversos gêneros como drama, comédia, melodrama e terror. The Wailing entrega suspense e terror nos momentos certos, tornando-se uma obra-prima de narrativa envolvente e assustadora.
5. ‘Metamorphosis’ (2019)
Elenco: Bae Seong-woo, Sung Dong-il, Jang Young-nam, Kim Hye-jun, Cho Yi-hyun, Kim Kang-hoon
Metamorphosis combina uma excelente narrativa visual com um tema baseado em um clássico do terror: possessão e exorcismo, mas com um enfoque maior no antagonista do que na vítima. A trama acompanha um espírito maligno que invade a família de um padre católico, colocando um dos irmãos em perigo enquanto o outro tenta salvá-lo.
Desde o início, fica claro que o demônio destruirá a família a qualquer custo, mas não se trata de um mal qualquer – é um diabo metamórfico que manterá o público em constante tensão, mudando de pessoa em pessoa. A sensação constante de presságio e suspense torna Metamorphosis o filme perfeito para quem busca uma experiência lenta e arrepiadora. Prepare-se para se segurar na beira do assento!
6. ‘The Medium’ (2021)
Elenco: Boonsong Nakphoo, Yasaka Chaisorn, Narilya Gulmongkolpech, , Sirani Yankittikan, Sawanee Utoomm
The Medium é um aterrorizante filme de terror folclórico em formato de mockumentary, coescrito e produzido por Na Hong-jin e dirigido por Banjong Pisanthanakun. A trama acompanha uma xamã possuída por uma divindade local no nordeste da Tailândia. Filmado no estilo found-footage (semelhante a Atividade Paranormal ou A Bruxa de Blair), o cenário por si só é assustador e gelado, suficiente para causar arrepios sem a necessidade de sustos repentinos ao longo das duas horas de duração.
The Medium não economiza ao explorar todos os elementos que fazem um filme de terror inquietante e envolvente: crenças, legado, fé, família, cultura, maldições e superstições. Este filme não é indicado para os fracos de coração, então prepare-se e, talvez, considere não assistir no escuro.
7. ‘The 8th Night’ (2021)
Elenco: Kim Yoo-jung, Nam Da-reum, Park Hae-joon, Lee Sung-min.
Desde o início, este filme não é para todos – você vai amar ou odiar. O terror psicológico de 2021 conta a história de um arqueólogo desonrado que desperta um olho demoníaco de 2.500 anos, liberando um espírito milenar que possui humanos e desencadeia o caos na Terra, enquanto um monge tenta caçá-lo.
The 8th Night incorpora mitologia e teologia budistas em sua trama, o que é um tanto refrescante, considerando que a maioria dos filmes de terror aborda o cristianismo. O filme até começa com uma lenda legendária narrada em sânscrito. É um daqueles filmes que melhora conforme avança, e possui cenas suficientemente perturbadoras para criar um sentimento de inquietação, fazendo com que se crie uma sensação de desconforto que fica nas entrelinhas.
8. ‘Exhuma’ (2024)
Elenco: Yoo Hae-jin, Lee Do-hyun, Choi Min-sik, Kim Go-eun
O filme sul-coreano mais lucrativo de 2024 e aclamado como um dos melhores filmes de terror, Exhuma tem sido elogiado por combinar mistério sobrenatural, terror e elementos ocultos de maneira impecável. A trama cinematográfica segue uma família rica em Los Angeles, que contrata dois jovens xamãs famosos após vivenciarem eventos bizarros e uma doença perturbadora que afeta apenas os primeiros filhos de cada geração. Os xamãs investigam a causa, que leva até uma sepultura ominosa do ancestral da família. Eles partem para exumar e realocar os restos mortais, mas algo muito mais sombrio surge, desencadeando consequências terríveis que irão arrepiar sua espinha.
Em resumo, brinque com o túmulo errado e esteja preparado para ser petrificado como nunca antes.
Com Informações de TatlerAsia.
Nico Matsuda, aos 22 anos, é um apaixonado pelo universo dos doramas, onde encontra inspiração e emoção. Com sua herança coreana e grande conhecimento do gênero, ele explora as últimas novidades e personagens marcantes, compartilhando uma visão envolvente sobre o melhor dos doramas.